Anúncio nos games é uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas para atrair potenciais clientes.
Entenda os principais tipos de anúncios que podem ser feitos no mundo dos games e aprenda como montar o seu melhor projeto!
O que é o Dynamic In-Game Advertising?
Dynamic in-game advertising (DIA) é uma forma de anúncio nos games que usa a inteligência artificial para identificar potencialmente os jogadores e oferecer conteúdo específico a eles dentro do jogo.
A ferramenta usa dados do usuário, como o seu gênero, idade, localização, tempo de jogo e hábitos de jogo, para procurar informações sobre ele.
Nos jogos on-line, o Dynamic In-Game Advertising pode oferecer anúncios personalizados para cada jogador, que podem incluir tanto publicidades externas quanto serviços relacionados ao jogo.
![plataforma para anuncio nos games plataforma para anúncio nos games](https://jogoscelulares.com.br/wp-content/uploads/2022/06/plataforma-para-anuncio-nos-games.jpg)
Os anúncios podem ser exibidos ao longo da jornada do jogador, ou apenas durante determinados momentos.
Para os anunciantes, a utilização do Dynamic In-Game Advertising oferece uma oportunidade de estreitar relações com jogadores mais interessados no seu produto ou serviço.
Para os jogadores, a utilização do Dynamic In-Game Advertising oferece uma oportunidade de ter conteúdo específico mostrado no jogo, sempre que necessário.
O que é o Mobile In-Game Advertising?
A promoção do mobile in-game é um formato de publicidade que se mostra na tela do jogador ao mesmo tempo em que ele joga ou parece estar jogando um jogo.
Essa forma de publicidade tem o objetivo de despertar a atenção do jogador para produtos e serviços oferecidos pela companhia.
Os principais benefícios da utilização de mobile in-game advertising são os seguintes:
- O conteúdo publicitário é direcionado ao jogador, o que resulta em um grande aumento da eficiência de marketing no anúncio nos games.
- A interação do jogador com o produto ou serviço é facilitada pelo design personalizado dos games, tornando-os atraentes para os consumidores.
- Ao promover os seus produtos e serviços, as companhias também ganham tempo no mercado, pois os jogadores estão dispostos a passar mais tempo nos jogos.
- Os jogadores têm maior probabilidade de se identificar com os produtos e serviços oferecidos no anúncio nos games, o que aumenta a chance de compra do que foi oferecido.
- A publicidade no mobile in-game é um formato bastante barato, o que facilita o acesso às empresas pelas companhias.
- A interação do jogador com a publicidade é muito bem aceita, o que tem consequências positivas na captação de novos consumidores.
- Os jogadores têm menos tempo para outros assuntos e são mais propensos a consumir os produtos e serviços oferecidos pela companhia.
- Os jogadores têm maior probabilidade de se identificar com a marca do anúncio nos games, o que aumenta o impacto da publicidade no mobile in-game.
- Os jogadores têm maior probabilidade de comprar os produtos e serviços oferecidos.
- Os jogadores têm maior probabilidade de evangelizar os produtos e serviços da companhia para os amigos.
O que é o Static In-Game Advertising?
Static in-game advertising (SIA) é um formato de publicidade no jogo on-line ligado à renda fixa, que envolve ações direcionadas para jogadores individuais.
O objetivo do SIA é gerar receita no momento da publicidade ser exibida na internet, independentemente do número de visitantes.
Em geral, as ações do Static in-game advertising são realizadas através de anúncio nos games que aparecem nos locais onde os jogadores normalmente se concentram: na barra de menus, na janela de recarga, e nas partidas multiplayer.
Alguns exemplos de jogos que utilizam Static in-game advertising são World of Warcraft, StarCraft II, Diablo III e Heroes of the Storm.
O que é o Advergame?
Advergame é um jogo de escrita em que os jogadores se enquadram no papel de personagens fictícios, com a finalidade de gerar conteúdo para um blog.
Além disso, eles também podem participar de concursos e eventos promovidos por empresas.
Por exemplo, o Pokémon GO é um dos mais famosos advergames. Ele envolve um jogo de cartas em que os jogadores exploram paisagens reais pegando Pokémons selvagens.
Para Pedro Amorim, sócio-diretor da Estação Indoor Agência de Marketing Digital, os advergames são uma forma divertida de promover um site ou blog, pois os jogadores costumam participar ativamente do conteúdo produzido, opinando e criticando.
Além disso, completa o especialista, os advergames podem ajudar as empresas a conquistar novos clientes. Por isso, é importante investir em um bom projeto de anúncio nos games.
O que é o Dashboard Ads?
O Dashboard Ads é um serviço de publicidade que permite aos usuários da plataforma Dashboard Analytics colocar propagandas no painel inicial, de forma social sem denegrir a primeira tela do console, e com isso poder analisar as campanhas realizadas na rede e dentro das suas próprias organizações.
É possível encontrar informações sobre o número de cliques, o público-alvo, os dados de conversão e muito mais.
A plataforma Dashboard Analytics é uma ferramenta de gestão de campanhas que permite aos usuários analisar os resultados das suas atividades publicitárias.
Disponibiliza diversos recursos para auxiliar na realização de campanhas e auxilia na tomada de decisões sobre a melhoria da performance das mesmas.
Para ter acesso ao Dashboard Ads, é necessário estar registrado na plataforma.
- Veja também as dicas sobre recarga jogo online virtual
Qual é o melhor tipo de plataforma para anúncio nos games?
A plataforma ideal para nos games precisa ser avaliada através de três pontos: qualidade, eficiência e visibilidade.
Através delas é possível oferecer uma melhor experiência para os usuários, facilitando lançar campanhas de publicidade e atrair novos clientes.
Além disso, as plataformas de anúncio nos games têm uma grande influência sobre os jogadores, facilitando a divulgação de produtos e serviços.
Por isso, é essencial encontrar uma que seja indicada pelos especialistas em marketing online e comunicação para que seu investimento seja certeiro.